Conteúdo

Seja empreendedor de si mesmo

André de Coimbra

André de Coimbra

Palestrante Comportamental & Mentoring

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quanto mais equilíbrio tivermos em diferentes aspectos de nossa vida, mais perto estaremos de nossos objetivos pessoais e profissionais

Eu quero nesta coluna propor uma nova modalidade de empreendedorismo, que não substitui nenhum conceito anterior, somente complementa. Empreendedor é aquele que inicia uma organização, um negócio que promete a geração de ganhos, empregos, crescimento e que enfrentará riscos. Essa é a definição mais comumente usada nos dicionários da web.

Uma busca no google sobre empreendedor remete a mais de 12milhões de resultados, a grande maioria relacionada a desenvolvimento de negócios mas com variações como empreendedor social, empreendedor público, empreendedor na carreira dentre outras. Não necessariamente empreender pressupõe a existência de negócios ou organizações, porém o princípio criativo de desenvolver algo que gere valor para si mesmo e para a sociedade é sempre mantido.

O que eu quero falar aqui não é sobre esse conceito comum mas, sim, sobre o empreendedor de si mesmo. Minha lógica é muito simples, todo processo de aprendizagem, criação ou desenvolvimento de qualquer coisa sempre deveria pressupor o conhecimento a ser aprendido e o conhecedor; o projeto criado e o criador do projeto; o desenvolvimento de um negócio e o desenvolvedor do negócio.

Infelizmente, a educação tradicional foca muito no conhecimento, na criação do projeto, no desenvolvimento do negócio, porém se esquece do conhecedor, do criador e do desenvolvedor.

Quais são os fatores que compõem as pessoas? Quais fatores internos compõem o todo do ser humano? Como maximizar integralmente o conhecedor, o criador, o desenvolvedor?

Uma reflexão sobre as perguntas acima leva a uma conclusão simples. Não se pode separar as conquistas externas: seu sucesso nos seus empreendimentos privados, públicos, sociais ou dentro de uma corporação de suas conquistas internas (saúde, satisfação com a aparência, equilíbrio emocional, relacionamentos, prazer de viver, sensação de ter uma missão e caminhar para ela como ter uma vida que faz sentido, que importe).

Conseguir gerar o máximo de valor em você mesmo, em todas as esferas que compõem sua vida é um empreendedorismo altamente gratificante e que certamente ajudará na geração de valor da sua carreira profissional.

Quanto mais conseguirmos equilibrar todos os aspectos de nossa vida mais sabor e potência cada um dos aspectos isolados terá. Saiba conciliar os aspectos externos dos internos. O primeiro passo é o reconhecimento sincero de onde você se encontra. Sem uma análise honesta de onde você está, dificilmente chegará onde gostaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima
A vontade é a senhora de todo começo e de toda transformação.